11 de Março de 2011

"
(Em desespero.) Mas, padre, eu prometi levar a cruz até a altar-mor! Preciso cumprir a minha promessa!

Padre
Fizesse-a então numa igreja. Ou em qualquer parte, menos num antro de feitiçaria.

Eu já expliquei...

Padre
Não se pode servir a dois senhores, a Deus e ao Diabo!

Padre...

Padre
Um ritual pagão, que começou num terreiro de candomblé, não pode terminar na nave de uma igreja!

Mas, padre, a igreja...

Padre
A igreja é a casa de Deus. Candomblé é o culto do Diabo!

Padre, eu não andei sessenta léguas para voltar daqui. O senhor não pode impedir a minha entrada. A igreja não é sua, é de Deus!

Padre
Vai desrespeitar a minha autoridade?

Padre, entre o senhor e Santa Bárbara, eu fico com Santa Bárbara.

Padre
(Para o Sacristão) Feche a porta. Quem quiser assistir à missa que entre pela porta da sacristia. Lá não dá para passar essa curz. (Entra na igreja.)"

(Dias Gomes, Pagador de Promessas, 69-70)

O diálogo entre Zé-do-Burro e Padre Olavo aqui é um comentário interessante a respeito do relacionamento entre as autoridades da Igreja Católica e o povo comum no Brasil nesta época. O Padre é mais preocupado com o que os homens pensam, enquanto Zé somente está preocupado com a promessa que ele fez com Santa Bárbara. O Padre fala que ele não vai deixar Zé entrar na igreja por que ele fez sua promessa no terreiro de Iansã. No entanto, dá para sentir que talvez ele não quer deixar Zé levar a cruz por dentro da igreja por que o Padre nunca viu nenhuma coisa assim, e ele tem medo do que o povoado vai pensar dele. Por outro lado, Zé somente pensa na promessa que ele fez com Santa Bárbara. Então, existe ironia aqui neste diálogo. O Padre fala que o homem não pode servir a dois senhores, mas se ele estivesse servindo a Deus, ele deixaria Zé pagar sua promessa. Daí o Padre fala que a igreja é a casa de Deus, e Zé responde que sim, a igreja é a casa de Deus, e Deus não rejeita ninguém. Afinal, Zé diz que ele vai escolher O Senhor, em vez do Padre, e o Padre se afasta da situação, fugindo para dentro da igreja. 


No comments:

Post a Comment